Além do código de barras, o QR Code também vem sendo muito utilizado nas placas patrimoniais. Ambos os códigos apresentam funcionalidades bem parecidas e no artigo de hoje vamos explicar a diferença entre eles para que você decida qual melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Continue lendo até o final!
O que é e como funciona o QR Code?
Criado em 1994 pela companhia japonesa Denso Wave, o QR Code foi inicialmente pensado para facilitar a classificação de peças de carros. Porém, por conta da sua alta capacidade de armazenar informações e da sua agilidade, logo foi provado que também pode ser útil em outros segmentos.
O QR Code (Quick Response ou Resposta Rápida) é uma espécie de código de barras que consiste em um gráfico 2D, composto por formatos e espessuras únicas, dentro de uma grade quadrada.
A leitura inicial é feita com base nos três quadrados grandes fora do QR code. Depois os quadrados individuais da grade são analisados e atribuídos valor se eles forem pretos ou branco. Finalmente, são analisados o formato e a posição deles.
A maioria dos celulares modernos possuem scanners de QR e para digitalizar um QR Code é muito simples, basta apontar a câmera do celular para o código e aguardar um ou dois segundos para obter as informações.
O que é e como funciona o código de barras?
O Código de Barras é um código bidimensional numérico ou alfanumérico, composto por faixas verticais escuras e claras e números que possuem o mesmo valor. O princípio por trás dele é o mesmo da computação: o código binário. Assim, as listras representam sequências de zeros e um, tendo como resultado a descrição exata de um produto devido a uma base de dados que pode ser consultada pelo equipamento leitor (computador, leitores a laser ou smartphone).
O primeiro código de barras patenteado foi realizado em 1952, mas foi somente na década de 70 que foi definido um padrão no formato numérico para fazer as identificações dos produtos. Hoje em dia, os códigos de barras estão presentes em vários produtos, de alimentos a bens duráveis.
Como escolher entre QR Code ou Código de Barras?
Cada um dos dois modelos de codificação tem suas características e a escolha deve ser baseada nas necessidades de cada negócio. É também preciso considerar o material utilizado, pois, dependendo dele, pode ter um grande impacto sobre a facilidade e durabilidade de leitura de ambos os códigos.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual das duas opções é a melhor para o seu negócio, entre em contato conosco e fale com a nossa equipe para receber um atendimento personalizado.
A 3TEC está no mercado há mais de 25 anos oferecendo as soluções ideais para a identificação patrimonial. Contamos com profissionais experientes que te ajudam a decidir quais os produtos que trazem mais vantagens para o seu negócio.
“”